quarta-feira, 1 de outubro de 2008

O que é Deficiência Intelectual (DI)?


A partir do século XX começou-se a estabelecer uma definição para o Deficiente Intelectual e essa definição diz respeito ao funcionamento intelectual, que seria inferior à média estatística das pessoas e, principalmente, em relação à dificuldade de adaptação ao entorno.
A característica essencial do Retardo Mental é quando a pessoa tem um “funcionamento intelectual significativamente inferior à média, acompanhado de limitações significativas no funcionamento adaptativo em pelo menos duas das seguintes áreas de habilidades: comunicação, auto-cuidados, vida doméstica, habilidades sociais, relacionamento interpessoal, uso de recursos comunitários, auto-suficiência, habilidades acadêmicas, trabalho, lazer, saúde e segurança”.
Como nas demais questões da psiquiatria, a capacidade de adaptação do sujeito ao objeto, ou da pessoa ao mundo, é o elemento mais fortemente relacionado à noção de normal. Teoricamente, deveriam ficar em segundo plano as questões mensuráveis de QI, já que a unidade de observação é a capacidade de adaptação.
Como vimos nas definições acima, Deficiência Intelectual é um estado onde existe uma limitação funcional em qualquer área do funcionamento humano, considerada abaixo da média geral das pessoas pelo sistema social onde se insere a pessoa. Isso significa que uma pessoa pode ser considerada deficiente em uma determinada cultura e não deficiente em outra, de acordo com a capacidade dessa pessoa satisfazer as necessidades dessa cultura. Isso torna o diagnóstico relativo.
Segundo critérios das classificações internacionais, o início da Deficiência Intelectual deve ocorrer antes dos 18 anos, caracterizando assim um transtorno do desenvolvimento e não uma alteração cognitiva como é a Demência. Embora o assunto comporte uma discussão mais ampla, de modo acadêmico o funcionamento intelectual geral é definido pelo Quociente de Inteligência (QI ou equivalente).

4 comentários:

Marcos, Helson e Elícia disse...

ei mocinhas, estamos visitando vcs,
parabéns pelo blog, está muito bom, ja estão fera no assunto hein!!
bjss

cleidiane, Gislaine e Luzia disse...

Ola meninas
parabéns pelo blogger de vcs
ficou muito bom,percebir que sabem tudo em.bjssssssss.

Jodimar, Joice e Sandra disse...

oi meninas achamos a enquete muito bacana visitem a nossa também mas o endereço está errado o endereço correto é:wwweducacaoinclusiva.blogspot.com
agora um breve comentário, acredito que a maioria da sociedade desconhece a real deficiência intelectual e o preconceito vem do desconhecido.
qualquer pessoa pode apresentar algum tipo de deficiência, porém poucos sabem ou se negam a acreditar.
bjs Joice

Jodimar, Joice e Sandra disse...

Oi garotas, o blogger de vocês está lindo e muito rico em informações. Parabéns.